quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Terras Raras


São 17 elementos químicos muito parecidos,mas que diferem no número de elétrons em uma das camadas da eletrosfera do átomo.
São agrupados em uma mesma família na tabela periódica porque ocorrem juntos na natureza e são quimicamente semelhantes.

Nomes: Lantânio, Neodímio, Cério, Praseodímio, Promécio, Samário, Európio, Gadolínio, Térbio, Disprósio, Hólmio, Érbio, Túlio, Itérbio, ÍtrioEscândio e Lutécio. A exceção do Escândio e do Ítrio, todos os outros são integrantes da série dos Lantanídeos.
Apesar do nome sugerir, esses metais não são tão raros como o ouro, por exemplo.

Matéria-prima: elementos das Terras Raras produzem de superímãs a gadgets para a indústria da tecnologia.


Extração


O uso de retroescavadeira muitas vezes não é realizado por detalhes técnicos e indisposições no solo, assim são empregados produtos químicos em forma de solução que, ao circular num caminho previamente perfurado,  removem os minérios de interesse. A alguns metros ou quilômetros dali, há um sistema de contenção. Logo após, os sólidos são retirados e seguem para processamento.


O grande problema nesse mecanismo é que os produtos químicos utilizados (como o sulfato de amônia) se disseminam na natureza (adentrando no solo) e podem causar diversos impactos negativos ao ambiente.

Fonte: Especial Jornal O Tempo -  Belo Horizonte, 13 de Setembro de 2013.
           http://www.infoescola.com/elementos-quimicos/terra-rara/

Nenhum comentário:

Postar um comentário